Lideranças por Competências

Lideranças por Competências

O Nosso CEO -Fundador da CEO Estratégica Consultoria e Treinamentos, Adans Alberto Rocha, esteve no ultimo dia 24 de setembro na Faculdade Anhanguera de Piracicaba, instituição do grupo KROTON, onde é docente da casa a 12 anos, ministrando a Palestra Liderança por Competências.

A Palestra realizada no Auditório da Instituição, através do evento da SEMANA ACADÊMICA contou com um publico de professores, alunos dos cursos de Engenharia, Administração, Contabéis, Tecnólogo em Logística e Recursos Humanos, alem de alguns outros convidados. Segundo o prof. e coordenador Amarildo, a palestra foi recordista de inscritos.

Conforme a programação no ano de 2019, a palestra e o tema tem sido abordado nas Empresas Privadas, Instituições Educacionais Publico e Privada, Hospitais por onde a CEO Estratégica .

O tema hoje é de extrema relevância, dia do comportamento e mudanças do mercado. As empresas passam por uma transformação de demanda de mão de obra qualificada, por competências e em um segundo momento as qualificações. Ainda em um primeiro a interpretação pode ser compreendida de uma forma duvidosa ” Então a qualificação é mais importante” . Hoje a qualificação é essencial ou melhor dizendo é o básico, para o ingresso no mercado de trabalho, já as competências tornou se o diferencial.

Habilidades são capacidades que uma pessoa adquire para desempenhar determinado papel ou função. Já a competência é mais ampla e consiste na junção e coordenação das habilidades com conhecimentos e atitudes.

Apesar desses termos serem usados de forma intercambiável, apresentam significados diferentes. As competências definem os requisitos para o sucesso no trabalho em termos mais amplos do que as habilidades.

Pense nas habilidades como uma das três qualidades que compõem uma competência: as outras duas seriam os conhecimentos e a atitude.

Alguém muito habilidoso não significa necessariamente alguém muito competente. Uma pessoa pode ter habilidades, mas não ter as competências necessárias. Logo, para alguém ser competente, é necessário ser hábil para desempenhar sua função.

Por exemplo, em um time de futebol, um jogador pode ser habilidoso na hora de driblar seus adversários. No entanto, se ele não consegue concluir jogadas, pode não ser competente. Isto porque um jogador que não tenha um drible tão bom, pode ser mais efetivo em conseguir marcar gols.

Uma habilidade é uma capacidade aprendida, por meio de treinamento ou experiências, para obter um resultado desejado ou realizar funções de trabalho.

A habilidade é adquirida através de um esforço. Isto para realizar atividades ou funções envolvendo ideias (habilidades cognitivas), objetos (habilidades técnicas) ou pessoas (habilidades interpessoais).

Competências são um conjunto de habilidades e conhecimentos relacionados que permitem que uma pessoa atue efetivamente em um trabalho ou situação.Uma competência é mais do que apenas conhecimento e habilidades. Envolve a capacidade de atender demandas complexas, recorrendo e mobilizando recursos, em contexto particular. As competências, portanto, podem incorporar uma habilidade, mas são mais do que isso apenas.

Tanto as competências quanto as habilidades são importantes para se trabalhar de modo eficiente. Entretanto, alguém mais competente pode ser melhor para uma empresa, ou em determinadas situações, do que alguém muito habilidoso.

Por exemplo, alguém pode ser muito habilidoso em criar planos de marketing. Mas se não consegue resolver situações urgentes, alguém que tem menos habilidades pode ser mais competente que ele, conseguindo resolver melhor os problemas.  A industria 4.0 tema para uma próxima abordagem de compreendido a dinâmica e discrepância das qualidades e competências do novo profissional e já escolheu o perfil .

Fique atentos !!!

Duvidas ou que saber mais entre em contato conosco.

 

Como podemos lhe ajudar

Entre em contato agora e solicite um orçamento.

contato