Coaching!! Modismo ou Inovação de Gestão?
Este é um artigo que será dividido em 4 momentos. O primeiro momento temo objetivo de esclarecer o que é o coaching? suas crenças e paradigmas.
O coaching é um processo de equipar as pessoas com as ferramentas, o conhecimento e as oportunidades de que precisam para se desenvolver e se tornar mais efetivas e eficazes, coaching em português significa treinador, treinar no intuito de instruir a carreira profissional.
Os coaches não desenvolvem pessoas, apenas como também dão condições para que elas se auto desenvolvam. Raramente você terá tempo para se envolver com cada aspecto do desenvolvimento. E raramente você terá todas as informações, habilidades e a sabedoria de que alguém pode precisar para garantir seu desenvolvimento.
Todavia o coaching possui um metodo contínuo, não uma conversa eventual ou um acontecimento isolado. O líder coaching pode ser comparar com um maestro, que em alguns momentos trabalha com apenas com um integrante, em outros orienta todos à distância e, em outros, corta os vínculos para que possam se desenvolver em áreas completamente fora do seu escopo. Você as leva a aprender e a treinar regularmente, ajuda-as a canalizar sua paixão pela aprendizagem para as melhores oportunidades e harmonizar a participação delas e dos demais integrantes da organização.
Fato é o coaching é hoje uma realidade no cenário da gestão de pessoas não só no Brasil como no mundo. Nos Estados Unidos são mais de 40 mil executivos que possuem coaches, segundo dados da Revista Fortune (LEWIS, 2012), e, no Reino Unido, 88% das organizações utilizam esta ferramenta, Ao colocar o termo coaching no Google, gera-se nada
menos do que 326 milhões de resultados, em maio de 2018.
No Brasil, o cenário não é muito diferente. Em uma pesquisa divulgada pela revista Você S/A , realizada com 10 executivos que, após passarem por um processo de coaching, em sua totalidade, aperfeiçoaram sua capacidade de ouvir; 80% deles melhoraram a flexibilidade, 80% aprenderam a aceitar melhor as mudanças e 70% evoluíram a capacidade de se relacionarem. Estes sites também dizem que executivos que passaram por este treinamento melhoraram 90% sua produtividade, 80% se mostraram mais abertos a mudanças
organizacionais e 70% conseguiram melhorar o ambiente e o relacionamento no trabalho, desta vez, segundo a Folha de São Paulo .
Uma metodologia, que envolve sessões individuais, planos de ação, tarefas e uma relação de aliança, ou seja, sem cobrança funcional, e quando falamos do Coaching como estilo de gestão, o enfoque e condução são definidos pelo gestor, mas o objetivo continua sendo o desenvolvimento personalizado do liderado. Assim o Coaching tem o objetivo consultivo e segue uma metodologia de 3 pilares:
1- Trabalhar um a um
2- Orientar as pessoas para que aprendam por si mesmo
3- Estruturar recursos e oportunidades de aprendizagem
Trabalhar um a um. Parte do coaching é direto e pessoal. Ofereça feedback imediato para que descubram por si mesmos, desafie as pessoas os riscos apropriados e ofereça encorajamento quando enfrentarem contratempos e obstáculos, em suma demonstre a pessoa segurança e confiança.
Orientar as pessoas para que aprendam por si mesmo. Fornecendo armas para que se tornem desbravadoras do próprio desenvolvimento. Ensine-as a extrair as lições certas de suas experiências, a encontrar outras pessoas que possam ajudá-las e a obter seu próprio feedback e informações.
Estruturar recursos e oportunidades de aprendizagem. Você não apenas instrumentaliza as pessoas para o aprendizado, mas também intervém junto a outras pessoas em seu favor. Cultive um ambiente que dê suporte à exposição inteligente aos riscos, encontre quem possa ensiná-las ou guiá-las, derrube barreiras que inibam a aprendizagem continua e abra as portas a novas experiências às quais seus colaboradores não teriam acesso sem a sua ajuda.
Desta forma podemos afirma que o Coaching propicia melhores resultados justamente porque aumenta a consciência sobre os gatilhos comportamentais, as forças impulsionadoras, seus sabotadores, suas crenças e valores. Consequentemente o Coaching vem preencher uma grande lacuna no campo do comportamento, possibilitando a integração entre razão e emoção no âmbito das atitudes. Autoconhecimento e ampliação de repertório de comportamentos são as grandes conquistas obtidas com o Coaching.
A CEO Estratégica, percebendo a necessidade e oportunidades do mercado, junto a sua expertise no campo de consultoria empresarial e acadêmica, hoje oferece mais este tipo de serviços e fica a disposição, com nossos profissionais qualificados e licenciados em poder a transformar a vida de profissionais, estudantes e empresários.
Estamos a disposição
Adans Alberto
Diretor Executivo, da CEO Estratégica
Economista, MBA em Finanças, Consultor, Coaching, Palestrante, Professor Universitário.